A escolha de uma bomba de água parece um processo complicado, mas na maioria das situações não é.
Neste guia vamos ajudar a compreender este processo, de um modo simples sem grandes fórmulas matemáticas e sem grandes purismos .
Vamos falar de bombas de água, mas raciocínio é o mesmo para outros líquidos. Só teríamos de considerar valores diferentes para o cálculo devido a diferentes pesos específicos e viscosidades (mais ou menos escorregadios)
O que é uma bomba de água?
Uma bomba de água executa um trabalho que consiste em transportar uma quantidade de água de um ponto para outro, normalmente de um ponto mais baixo para um ponto mais alto. O trabalho é tanto maior quanto maior for a quantidade de água e quanto maior for a dificuldade do caminho.
Mas se uma pessoa fraca pode fazer o mesmo trabalho de uma pessoa forte, não o fará certamente no mesmo tempo. Também uma bomba forte fará o trabalho mais rapidamente. É a potência o valor que define se é mais ou menos forte.
Para escolhermos uma bomba precisamos de saber:
- A quantidade de água que queremos transportar
- Em quanto tempo
Ou seja o caudal (quantidade de água por unidade de tempo)
Que é medida pela altura manométrica
Estes valores chegam para escolher a bomba e também determinam a potência necessária do modo que veremos.
O Caudal:
A quantidade de água por unidade de tempo é o caudal. Podemos falar em litros por hora (L/H), litros por minuto (L/min), metros cúbicos por hora (m3/h), etc.
A primeira coisa que temos de saber é o caudal que queremos ou precisamos.
Queremos encher um tanque com determinada capacidade em determinado tempo? Queremos colocar em trabalho certo número de aspersores que cada um funciona com determinado caudal? Queremos o caudal necessário só para abastecimento da casa? Então este é o primeiro valor que temos de saber.
A Altura Manométrica Total:
Depois só precisamos de ver a dificuldade do trabalho. Essa dificuldade é representada pela altura manométrica total que se exprime em metros coluna de água (m.c.a) ou simplificando metros. Esta altura manométrica representa a pressão, que é uma grandeza física que também se pode exprimir noutras unidades como kg/cm² ou bar. 1 kg/cm² é aproximadamente a pressão atmosférica e equivale a 10 m.c.a. (ver Fig.1)
- O Desnível
Quando temos de transportar qualquer coisa o mais difícil é levarmos de um ponto mais baixo para um ponto mais alto. A descer todos os santos ajudam e a direito se não fosse o atrito no chão também não precisávamos de fazer força. Aqui também a primeira coisa que temos de saber é o desnível (na vertical) entre a superfície da água e o sítio para onde a queremos levar. No caso de bombas de furo, como o nível da água varia, considera-se normalmente o desnível a partir do sítio onde a bomba fica.. Esse desnível em metros é a primeira parcela da altura manométrica total.
- O Trajeto:
Depois temos de saber a dificuldade do trajeto em si. Qual a distância que percorremos? Vamos por um caminho apertado para o que levamos ou vamos por uma autoestrada? Há obstáculos no caminho? Este esforço, pode ser transformado em mais alguns metros a juntar à primeira parcela.
Deixando de lado os obstáculos (curvas, tês, válvulas, etc) que possam existir, mas que para já não vamos considerar, o que interessa é a distância total da tubagem, o seu diâmetro, bem como o caudal. Se tivermos um caudal grande a passar num tubo estreito, o esforço será muito maior.
O esforço também varia com a rugosidade do tubo que depende do material. Consideramos tubo de polietileno na nossa calculadora.
A calculadora à direita faz o cálculo em m.c.a. das perdas de carga, introduzindo a distância em metros, o diâmetro em mm ou polegadas e o caudal em litros por hora
- As necessidades à chegada
Se for só para encher um tanque ou regar pelo pé, nós não precisamos de pressão à chegada e basta somar estas 2 parcelas para termos a altura manométrica total a que a nossa bomba vai funcionar
No caso de precisarmos de pressão à chegada, por exemplo para tocar aspersores ou para ter pressão nas torneiras da casa (aqui normalmente com um balão ou um controlador de pressão) temos uma 3ª parcela para somar. Estes valores dependem das características do equipamento ou da regulação pretendida. Estes valores são normalmente em kg/cm², mas como dissemos antes é fácil converter em m.c.a., basta multiplicar por 10.
Resumindo: Altura manométrica Total (m.c.a.) = Desnível + Perdas no trajeto + Necessidades à chegada